sábado, 22 de março de 2025

Resenha do livro: Doutrinação - Roque Jacintho


 Autor: Roque Jacintho

Editora: Luz no lar

Número de páginas: 137

Ano: 2022


Skoob 

Goodreads


 SOBRE O AUTOR:

Roque Jacintho nasceu em Sorocaba - SP, em 16 de agosto de 1928. Filho de Miguel Jacintho e Carlota Carniel Jacintho. Militante da doutrina espírita desde jovem, aos 11 anos redigiu seu primeiro poema sobre a Reencarnação.Casa-se em 1953 com Maria Dirce Antunes Jacintho, com quem teve uma filha chamada Silvia Regina, e que lhe deu dois netos: Fabíola Cristina e Alexandre Luiz.

Jornalista, contabilista e radialista, ministrou por muitos anos aulas em latim e português.

Trabalhou em diversas rádios no interior de São Paulo. Trabalhou como Assessor de Empresas, fazia Seminários de diversas áreas empresariais por todo o Brasil; ministrou cursos na FIESP (cursos intensivos) e foi colaborador em diversos órgãos de divulgação empresariais.

Publicou 18 coleções, das áreas: Jurídicas, Tributárias, Contábeis, Economia e Administração de Empresas; 2 Enciclopédias de áreas Jurídico e Trabalhista; e 10 obras pedagógicas na área de Contabilidade, muito utilizado em escolas técnicas e também em Universidades.

As editoras que publicaram suas obras profissionais foram: Editora Brasiliense, Editora Ática, Jurídica Brasileira, Fol Editora e Editora Iracema (sua primeira editora).

Fundou os seguintes agrupamentos espíritas: Lar Espírita Vinha de Luz (Jundiaí - SP); Grupo Espírita Fabiano de Cristo (São Paulo - SP) e Núcleo de Estudos Espíritas Amor e Esperança (Diadema - SP), onde esteve até o seu desencarne.

Publicou mais de 130 obras espíritas, incluindo-se várias obras para o público infantil, principalmente o 1º livro espírita do Mundo: O Lobo Mau Reencarnado, atualmente sendo editado pela Editora Luz no Lar, que foi traduzida e publicada também em inglês e em esperanto. Muitas outras obras suas foram traduzidas para o espanhol também.

O lançamento desta obra foi em 18 de abril de 1972, e nesta data é comemorado o Dia do Livro Espírita. Traduziu também, diretamente do original em francês, O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, numa linguagem mais simples e acessível aos mais simples, publicado pela Editora Luz no Lar, que mantém sua publicação desta e de outras obras de sua lavra.

As editoras espíritas que publicaram as suas obras são: Culturesp, Edicel, Luz no Lar e FEB. As maioria de suas obras são atualmente editadas pela Editora Luz no Lar - Tel.: (11) 2758-6345 ou pelo site: www.editoraluznolar.com.br.

Conviveu com o nosso Chico Xavier, frequentemente, durante mais de 20 anos, onde pôde receber as orientações necessárias para e como divulgar a Doutrina do Nosso Mestre Jesus, além de todo o aprendizado adquirido de quem conviveu com aquele que foi o Missionário do Mais Alto e nos trouxe, por intermédio de sua mediunidade e de seus exemplos, todos os ensinamentos constantes nas obras publicadas.

Colaborou muitos anos com artigos junto ao Reformador da FEB, além de ter colaborado junto àquela entidade quanto a publicação e edição, principalmente, das obras psicografadas pelo nosso Chico Xavier.

Após tantos anos dedicados à divulgação da Doutrina Espírita, não só pelas obras editadas, mas também pela sua exemplificação e fidelidade à Codificação de Kardec, sempre trazendo a todos nós o esclarecimento sem fantasias, nos mostrando os verdadeiros conceitos e entendimentos da Doutrina do Cristo, desencarna em Diadema - SP, em 4 de março de 2004, vítima do Mal de Alzheimer, que o acometeu nos últimos anos de sua estada junto a nós.

Que o Cristo possa envolvê-lo em sua Paz Infinita, já que fez de sua reencarnação um verdadeiro exercício de caridade cristã, tendo aproveitado cada instante de sua existência, para levar aos corações necessitados a palavra de esclarecimento, de consolo e de esperança, tendo sempre à frente o exemplo maior, que é Jesus.

 

SINOPSE:

Esta obra, consagrada por todos aqueles que se propõe a orientar espíritos, serve de anteparo para a conduta reta e justa, diante dos corações que sangram na dor ou na revolta, na Espiritualidade menos feliz.

Mais uma obra imprescindível para que a oportunidade do aprendizado cristão se faça presente em nossos corações, fazendo com que, ao termos contato com os nossos irmãos encarnados, tenhamos também a mesma postura de paciência, tolerância e piedade a todos que sofrem.

Jesus espera de nós que nos amemos uns aos outros, mas enquanto não alcançamos a condição de amar, pela nossa inferioridade, busquemos nos esforçar para envolver a todos, com o melhor que alcançarmos no campo do sentimento cristão.

Roque Jacintho nos trás um verdadeiro roteiro de como o doutrinador (esclarecedor) deve conduzir a conservação á Luz da Doutrina Espírita

 

MINHA OPINIÃO:

Este livro, além de ter uma capa que gostei muito, é um guia com orientações sobre vários temas imprescindíveis para a doutrinação de espíritos. São conselhos dados com amor para que a ajuda a outros irmãos seja mais satisfatória, mais conciente e um bom trabalho feito. 

Temas como paciência, humildade, pontualidade, oração, concentração entre vários outros são tratados em capítulos únicospara cada um deles. 

Como doutrinar, de que forma? Pois, dependendo do jeito, pode mais prejudicar do que ajudar, pode mais afastar aquele que precisa de ajuda, do que envolver ele cada vez mais num ambiente de amor. Sim, tem jeitos mais adequados para fazer esse tipo de trabalho tão importante. 

Esse livro é um manual que nos lembra temas importantes a serem lembrados e nos lembra também quem somos. 

A leitura é tão agradável, tão boa. A fonte da letra é ótima!
Super recomendo este livro do Roque Jacintho. 

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário